sábado, 20 de março de 2010

5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Depois de muita expectativa, visitas constantes no site e na comunidade do Orkut, finalmente saiu o resultado do 5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Não caiu ainda a ficha, mas meu trabalho foi um dos dois agraciados na categoria Estudante de Graduação!
Estou embasbaquecido!
Veja a lista de agraciados na Sala de Imprensa do CNPq. Clicando no nome de cada agraciado, é possível ter acesso aos seus resumos ou aos seus trabalhos completos.

Matéria que saiu no J.U. Online - O Jornal da Unisinos
Contribuindo para um mundo igualitário
Bolsista, do PPG em Educação, é premiado com artigo sobre as diferenças de gênero e sexualidade

Texto: Paloma Rühee
Imagens: Divulgação
Com um artigo direcionado a todos os professores e a todas as professoras que se veem agindo sob práticas de silenciamento das diferenças, em destaque as de gênero e sexualidade, foi que Pedro Henrique Witchs, venceu, na categoria Estudante de Graduação, o Prêmio Construindo Igualdade de Gênero 2009, promovido pelo governo federal. O aluno, que cursa Ciências Biológicas e é bolsista da professora Maura Corcini Lopes, no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação da Unisinos, concorreu com outros 271 trabalhos na sua categoria.

A premiação, que está na sua 5ª edição, acontece por meio de um concurso de redação para estudantes do Ensino Médio e de artigos científicos para alunos de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero. Além disso, o Prêmio, que conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), contribui para promover a discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os estudantes a produzirem textos sobre o tema.

Pedro, que ficou sabendo do concurso através de um cartaz fixado no PPG, achou que sua experiência como professor estagiário da disciplina de Ciências, em uma escola de Ensino Fundamental voltada para a educação de surdos, poderia render um artigo de interesse a todos. “As observações do meu trabalho contribuem não só para o meu conhecimento e a minha formação, como também contribuem para a formação de outros professores”.

No total foram recebidas 3686 inscrições, entre redações e artigos científicos, além de 17 projetos enviados por escolas do Ensino Médio. Os vencedores receberão as premiações em dinheiro, computadores e bolsas de estudos, durante as comemorações do aniversário do CNPq, em abril deste ano.

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