sexta-feira, 2 de julho de 2010

Vocabulário biológico da língua brasileira de sinais

Justificativa
Sabe-se que a língua brasileira de sinais (Libras) apresenta significativas variações intralinguais pelo país e entende-se que, devido à recente valorização dessa língua em espaços acadêmicos, os sinais que tangem a terminologia científica ainda apresentam-se em um número reduzido (Marinho, 2007). Reconhecendo as especificidades da educação de surdos, compreende-se a necessidade de relacionar os alunso surdos a uma investigação do elemento cultural mais importante de sua cultura: a língua de sinais.

Objetivos
Analisar as variações no vocabulário biológico da Libras, permitindo que os alunos possam se apropriar de conceitos trabalhados ao longo do semestre, bem como compreender a importância de investigar a linguagem científica e da promoção da ciência através dela.

Metodologia
Alguns dos termos da Biologia mais recorrentes ao longo da atividade de estágio foram selecionados pelos alunos que investigaram a existência de um sinal equivalente na Libras com professores e com colegas. De acordo com o que os alunos consideraram necessário, foram criados sinais equivalentes para os termos que não possuíam significante na língua de sinais. Considerando que a língua de sinais é uma língua de modalidade gestual-visual, os resultados foram registrados em vídeo.

Resultados
Seis alunos apresentaram os resultados de suas investigações. Os termos apresentados foram: ciliado, flagelado, fotossíntese, germinativo, heterótrofo, protozoário.
[...] O sinal para o termo fotossíntese foi considerado muito criativo e exigiu pesquisa da autora. Ele pode ser descrito como: configuração de mão passiva em C posicionada da mesma forma que o sinal árvore; configuração de mão ativa em C se move em direção à primeira mão, o encontro das duas mãos altera a configuração da mão ativa para O, que logo depois retorna a sua posição inicial. Analisando o sinal, pode-se entender que a mão ativa em C representa a entrada de dióxido de carbono (CO2) no organismo e, ao ser transformada em O, representaria a liberação de oxigênio (O2). [...]
Veja o sinal fotossíntese no vídeo abaixo.

3 comentários:

  1. ACABEI DE CONHCER ESTE BLOG,SERIA ÓTIMO SE POSTASSEM SINAIS DE LIBRAS EM ANATOMIA HUMANA TEÓRICA E PRÁTICA,TAMBÉM TENHO NOTADO QUE AINDA TEM POUCAS DIVULGAÇÕES,EMBORAQUE SEJA EM MODO GERAL,MAS CHEGAREMOS LÁ...CONSEGUIRÃO,SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO E DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DENTRO DESSA ÁREA.

    ResponderExcluir
  2. cientyificamentte lindo .TANIA

    ResponderExcluir
  3. Julio Cesar Correia Carmona16 de junho de 2014 às 12:39

    Olá. Muito interessante o blog. Parabéns pela iniciativa. Informo que há um grupo de pesquisa multidisciplinar com parceria da Capes e da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná se reunindo semanalmente com surdos, professores de Libras (surdos), professores ouvintes de Biologia e intérpretes de Libras para a criação de léxicos para termos de Biologia usados principalmente no ensino médio. Este trabalho consolidado se tornará um site e um aplicativo (app) para android que poderá ser acessado e baixado por qualquer interessado. Caso queiram obter maiores informações sobre a pesquisa, estou a inteira disposição.

    Abraços.

    ResponderExcluir